RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Jogos Olímpicos Pedrossegundenses desafiam atletas em diversas modalidades

Movimentação é intensa de alunos que disputam a competição a semana inteira

Compartilhar

 

Os Jogos Olímpicos Pedrossegundenses – JOPS – acontecem durante toda esta semana e têm como atrativos o encontro de diversos alunos das mais variadas escolas da zona urbana e rural do município de Pedro II, que chegam e lotam os ginásios com suas torcidas, dentre diretores, professores, educadores físicos e familiares.

De acordo com a diretora da Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, Maria Amélia Santos, a competição entre esses jovens atletas, a parte do incentivo ao esporte para a formação deles enquanto cidadãos em formação é muito necessária nos dias de hoje: “O esporte é um caminho importante para os nossos jovens e nós que trabalhamos com essa clientela de crianças, jovens, adolescentes, que gostam muito, se dedicam mesmo, principalmente ao futsal, que é a modalidade que eles mais gostam mesmo, eu acho superimportante esse incentivo, o município continuar com esse evento e a cada ano estar melhorando mais, porque a juventude ela não tem tanta opção.”.

E a diretora Amélia complementa ao dizer que isso representa um lazer e uma educação esportiva de qualidade: “Nós podemos dizer que dentro das escolas, através das aulas de Educação Física, eles praticam o esporte. Mas, se acontecer sempre esses eventos, não só uma vez por ano, mas que acontecessem mais, com certeza iriam tirar muitos jovens do caminho das drogas, das ruas, da vulnerabilidade, então é algo assim superimportante.”.

Joel Neves, da Comissão Organizadora dos JOPS, comenta a respeito desse momento em que jovens atletas vêm se dedicando e participando ativamente do evento: “Desde o início, da abertura, ginásio lotado. Público 100%. E hoje a gente continua, todas as equipes bem organizadas, professores participando, o público, a família e os jogadores dando seu espetáculo.”.

O educador Joel Neves também se expressa a respeito da capacidade demonstrada da secretaria municipal de Educação em promover evento desse porte: “É um trabalho muito grande, mas isso a gente mobilizou toda a secretaria, com os professores e todo mundo se engajou e está aí, os JOPS 2017 um grande sucesso.”.

Para a aluna e atleta do futsal feminino Conceição Sousa, da Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, o evento “foi muito bom, é a primeira vez que a gente joga assim, foi bom!”. O professor Mauríco Pereira, da Unidade Escolar Manoel Nogueira Lima, que trouxe time de handebol feinino aos JOPS, assim relatou sobre o impacto do evento: “[A expectativa] é a melhor possível. Esses alunos, eles se preparam o ano inteiro, esperando esse momento, e com nossas atletas do handebol não foi diferente; se prepararam bem, estão na expectativa de vencer, a gente sabe que é muito importante esse jogo para elas. Teve uma preparação importante, treinamento e hoje a gente está aqui, com essa expectativa de jogo.”.

A professora Áurea Monteiro, da Unidade Escolar João Benício da Silva, caracterizou a importância e a necessidade desse evento para os pequenos atletas: “A participação foi muito boa. A preparação deles foi muito firme. A gente passou 3 meses nos horários de Educação Física e também em outros horários se dedicando, chamando, preparando, pondo regras, sistema tático, todas as formas, desenvolvendo neles a capacidade de competir.”.

Já o professor Wilton Mendes, da Unidade Escolar Manoel Cunha, da Serra dos Matões, fala como foi passar aos atletas as orientações e instruções, ver o desenvolvimento deles através do esporte: “A gente desde o começo, desde o princípio, vem batendo na tecla que da prioridade à disciplina e desde o começo a gente tenta fazer esse trabalho deles, para quando chegar aqui [nos JOPS] fazer um bom trabalho.”.

A professora regente Letícia Santos, também da Unidade Escolar João Benício da Silva, considera que é fundamental o esforço prévio na preparação dos atletas mirins e infanto-juvenis antes dos JOPS: “Tem toda uma preparação prévia. Além da preparação física, condicionamento físico, tem que trabalhar também a questão das técnicas, das táticas, os fundamentos, a questão de alongamento, aquecimento, trabalhar todos os fundamentos: o chute, o passe, a condução de bola, tudo isso é muito importante.”.

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral