RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Procissão de Nossa Senhora da Conceição dos Matões em Pedro II surpreende pelo volume

Público de devotos, caravaneiros e peregrinos lotou ruas e Praça da Matriz em Pedro II

Compartilhar

 

Mais uma vez, a segunda semana dos Festejos de Pedro II, a Festa da Imaculada Conceição Padroeira de Pedro II – PI revelou que o público gradativamente aumenta em fé e em volume mesmo a cada novo dia do novenário e da programação completa dos festejos. Em especial, na noite de encerramento, 8, com a procissão de fiéis palmilhando as ruas do centro de Pedro II.

É interessante e válido notar que ali há pessoas de todas as partes do município, do Piauí e até de outros Estados que vêm vivenciar em carne e osso essa rica e valiosa experiência de participar das comemorações festivas de Nossa Senhora da Conceição dos Matões (isso porque Pedro II se originou da Serra dos Matões, segundo informações dos registros históricos lembrados pelos historiadores e conhecedores), o que torna ainda mais especial essa comemoração, revelando o compromisso paroquial de respeitar as origens.

Neste ano, as pessoas além do tradicional branco, trouxeram acesa sua chama e ou luz de fé – quer fosse uma vela grande ou pequena, uma luz de aparelho celular, ou outra fonte luminosa – e iluminou bonito as ruas com a sua passagem. Nas mentes dessas pessoas, vagueiam muitos pedidos, muitas promessas e muitas expectativas. Em tempos em que tanto se apregoa e se utiliza às fartas a crise brasileira em diversas áreas, essas pessoas dão exemplo de resistência e perseverança em seus propósitos e isso se estende a seus familiares e amigos coirmãos naquela jornada mística que envolve desde a saída até a chegada próximo ou na própria Praça da Matriz.

(Procissão passando pela Rua Tertuliano Brandão Filho, centro histórico de Pedro II - PI)

Nesse percurso, crianças, adolescentes e jovens renovam suas confirmações na fé, na caridade e nas obras, por meio do acompanhamento dos adultos e pessoas da melhor idade, alguns anciãos até, firmes no propósito de professar sua religião cristã católica, com “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”. E que encontro! A mãe de Deus, em sua infinita virtude, recepciona e é recepcionada pelos fiéis, que se esforçam por chegar perto, dirigir sua prece, sua oração, seu modo de rezar aos pés da virgem Maria. Trata-se de um evento único e pessoal de cada um.

A Igreja faz a sua parte com a organização da estrutura física do santuário, com as barracas e stands da praça, com a loja de artigos religiosos da Paróquia (que por sinal funciona o tempo inteiro), a ornamentação da Igreja Matriz, enfim, com os clérigos e religiosos de variadas outras paróquias que concelebram com o nosso pároco, Padre Paulo Sérgio Duarte, a divina missão de orientar e admoestar o povo pedrossegundense e visitantes com as palavras de Deus, de Jesus e de Maria. Um espetáculo religioso muito belo e importante de se presenciar. Até mesmo os que ouvem em casa pela transmissão da rádio ficam solenes e concentrados nas palavras dos sermões e das prédicas expressos pelos padres, freis e bispos dom Alfredo e dom Juarez nesta importantíssima paróquia piauiense, um verdadeiro templo e modelo de religião cristã.

(Procissão em direção à Praça Domingos Mourão Filho - Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Pedro II - PI)

Aqueles milhares de pessoas que circularam pelas ruas nesses 11 dias, de 28 de novembro a 08 de dezembro, têm uma mensagem muito significativa e verdadeira a manifestar para quem a observa: elas são ao mesmo tempo e no mesmo lugar cidadãs, crentes cristãs, visitantes e compartícipes da compreensão dessa mensagem forte e oportuna: “Maria, Pioneira do Encontro com Jesus”, que representa o caminho que se faz ao caminhar com Maria em direção ao Reino de Deus, através de Jesus de Nazaré. Essa história, por sinal – da cruz inclusive – tem muito mais a nos dizer que apenas uma cerimônia em um punhado de dias; é uma dimensão de carisma, caridades e expressão verdadeira de caminhos que o povo de Deus traça cada ano em Pedro II.

 

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral