Equipe PNAIC de Pedro II realiza Projeto Cabide de Leitura

O resgate e o estímulo ao hábito da leitura são algumas das metas desse projeto

Professoras do ciclo básico de educação de Pedro II receberam, nessa quinta-feira (30), orientação sobre o plano de trabalho do Projeto Cabide de Leitura e acerca da elaboração do calendário de ações em alfabetização.

A formação de professores da alfabetização é o principal norteador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que visa remodelar os níveis de ensino-aprendizagem entre professores e alunos do 1º ao 3º ano (ciclo básico), bem como inserir a família na educação dos filhos.

A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e apoio da equipe local do PNAIC. A coordenadora do projeto Cabide de Leitura, Gardênia Barroso, explica a organização das ações junto à equipe de professores.

“O projeto consiste em três momentos: no primeiro, o professor apresenta o Cabide de Leitura aos alunos, com três tipos de leitura diferenciadas – leitura de conhecimento, leitura comentada e leitura integral – com realização da dinâmica do saco de enigmas. No segundo, acontece a dinâmica dos gêneros literários, com organização em uma espécie painel, de acordo com o gênero e o encaminhamento do texto escolhido pelo aluno e o preenchimento de uma ficha de leitura em casa pelos alunos. No terceiro momento, ocorrem as apresentações das produções à turma”, explica a coordenadora.

Os principais objetivos do Projeto são despertar o gosto pela leitura, estimulando cognição e criatividade; promoção do desenvolvimento do vocabulário; e diversificação do repertório de leituras.

O calendário programado junto aos docentes se desenvolve nas escolas piloto do município entre os meses setembro, outubro e novembro. Após cada atividade, as mesmas serão avaliadas pelas equipes educacionais.

Confira abaixo as datas de realização em cada escola municipal:

CALENDÁRIO DO PROJETO CABIDE DE LEITURA – PEDRO II:

SETEMBRO
03 a 06/09 – Anexo Manoel Nogueira Lima
10 a 14/09 – Escola Cipriano Leite
17 a 21/09 – Escola Monsenhor Lotário Weber
24 a 28/09 – SEMANA DE AVALIAÇÃO

OUTUBRO
05/10 – Escola João Benício da Silva
08 a 11/10 – Escola Inês Passos Galvão
16 a 18/10 – Escola Barra dos Medeiros
22 a 26/10 – Escola Milton Brandão