Prefeitura de Pedro II realiza comemoração pelo Dia Nacional dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias

O Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) em Pedro II, comemorado nesta sexta-feira (4), foi marcado por uma manhã com programação festiva. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou atividades em homenagem aos 130 profissionais que compõem as duas categorias na cidade.

O evento aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com café da manhã, palestras, dinâmicas e sorteio de brindes. Na ocasião, o prefeito Alvimar Martins reforçou o papel desenvolvido por estes profissionais no município.

“Tanto os ACSs como os ACEs desempenham um trabalho de grande relevância em nossa cidade. Aqui, destacamos o resultado do último LIRAa, o Levantamento de Índice Rápido de infestação pelo Aedes aegypti, que foi esplêndido. O índice de focos do mosquito caiu de 5,8% para 1,3%. Essa redução foi alcançada graças à dedicação desses trabalhadores”, destaca.

Segundo o prefeito, desde o início de sua gestão, as duas classes tiveram consideráveis avanços garantidos. “Aproveitamos a oportunidade para reafirmar o compromisso da Prefeitura de Pedro II com essas duas categorias de servidores públicos municipais. Conseguimos implantar o piso nacional, além de cumprir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade (PMAQ) da Atenção Básica e pagar o adicional de insalubridade”, frisa.

Durante o evento, foram entregues novos fardamentos aos ACSs. De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, está incluso, no planejamento da pasta, a modernização das ferramentas de trabalho das equipes. “Além das novas fardas, os profissionais também irão receber, posteriormente, tablets para auxiliar a execução das atividades diárias. Isso vai ajudá-los na coleta de informações, bem como na organização dos dados”, explica.

Ascom Pedro II