POSTADA EM: 18/01/2018 às 14h16    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Pacientes que viajarão a áreas de risco devem vacinar contra Febre Amarela
O público deve levar cartão do SUS e comprovante de viagem ao Centro de Saúde

A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e controle da Febre Amarela. Pessoas que nunca tomaram a vacina e irão viajar a áreas de risco devem se precaver e procurar o serviço de Saúde na área de Imunização (Vacinação) do Centro de Saúde ESF Hortência Campelo em Pedro II.

Conforme a Coordenadora de Imunização de Pedro II, enfermeira Saara Markia, “A Febre Amarela é uma doença causada por vírus do gênero flavivirus e é uma doença infecciosa febril, que causa febre, dor de cabeça, dor muscular, náuseas, icterícia (que é a pele amarelada, que são as mucosas amareladas – por isso que tem esse nome de Febre Amarela).

“Ela [Febre Amarela] varia: pode ser tanto assim simples, assintomática, ou seja, sem sintomas; mas ela pode ter o quê? Quadro grave e até fatal[!], que a gente está tendo muito caso de mortes lá no sudeste nas regiões de risco.

“A vacinação é a medida mais importante para prevenção no controle da doença. Aqui no Centro de Saúde a gente está fazendo a dose recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Regional de Teresina. Ela é dose única para crianças a partir de 9(nove) meses de idade, [é contra indicada para crianças menores de 9(nove) meses de idade!]. E quem não pode tomar essa vacina: crianças menores de 9(nove) meses, pessoas com alergia à vacina, pessoas que tenham alergia ao ovo de galinha, as gestantes, as pessoas que sofrem de imunossupressão [quem sofre de HIV, quem sofre de Câncer ou está em tratamento para Câncer].”

“Aqui no Centro de Saúde a gente está fazendo [a vacina] para as crianças e para aqueles que vão viajar para as áreas de risco e que nunca tomaram a vacina. É importante frisar que a vacina é dose única, uma vez tomada a vacina ela vai proteger a pessoa a vida toda. Então: aquelas pessoas que nunca tomaram a vacina e estão viajando para essas áreas de risco é importante que venham aqui se vacinar até 10(dez) dias antes da viagem. É importante trazer o cartão do SUS e o comprovante de que vai viajar, a passagem ou algum comprovante de hospedagem desses locais.”

Frisando-se que essa vacina é contra indicada para crianças menores de 9(nove) meses e, para idosos maiores de 60 anos, deve trazer o atestado médico solicitando a dose e autorizando a tomada da vacina.