RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

A Saúde Mental em voga: Janeiro Branco dialoga sobre o tema em Pedro II

Psicólogos, Psiquiatras, Assistentes Sociais, Enfermeiros e Agentes de Saúde informam a sociedade

Compartilhar

 

Esse texto jornalístico pede a atenção de todos nós, em todas as áreas em que atuemos ou experimentemos situações diárias de angústias, estresse, tensões: “A esquizofrenia é a psicose instalada é quando o paciente tem uma quebra com a realidade, ele quebra com a realidade e os principais sintomas da esquizofrenia são alucinações e delírios. As alucinações são percepções de estímulos que não existem, é a pessoa escutar uma voz e ninguém falou, a pessoa tem uma alucinação visual, vê uma coisa que não está lá, é uma alucinação táctil, sente uma coisa pegar, sem que ninguém esteja pegando, é o cheiro, ou mesmo o gosto. As alucinações podem acometer os 5 (cinco) sentidos.” Informa-nos o psiquiatra do CAPS, Dr. Francisco Thiago.

Dr. Francisco Thiago segue relatando os quadros que podem acometer as pessoas sem mesmo que elas se apercebam disso, às vezes: “Os delírios são quando o paciente tem uma ideia ou um pensamento fixo que não condiz com a realidade: ele acredita cegamente n’aquilo mas aquilo não é real. A esquizofrenia é quando você tem esses sintomas de psicose já instalados e de forma que quando o paciente não está tomando a medicação ele não está bem, ele pode entrar em surto, pode ter alucinações e delírios e agir com agressividade dentre outros sintomas.”

Com relação às formas de lidar e tratar com essa doença, Dr. Francisco Thiago é didático e explica que: “Sim, o tratamento é medicamentoso, o esquizofrênico tem que ser medicado e se ele não estiver medicado irá entrar em surto psicótico; e o tratamento psicoterápico consiste em manter o paciente conectado com a realidade: é deixa-lo calmo, é explicar... mantê-lo conectado com a realidade. Todo o tratamento psicoterápico consiste em através das palavras você manter o paciente conectado com a realidade, ciente do que está acontecendo e mesmo do ambiente que o envolve.”

Vivenciamos o período denominado de Janeiro Branco, dedicado à Saúde Mental e falando especificamente do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Pedro II, o órgão possui uma linha de atendimento especializado e de promoção da Saúde Mental integral: “Temos o acompanhamento com psiquiatra, comigo e com o Dr. Daniel, temos também acompanhamento com psicólogo, assistente social, os Grupos de Terapia, ... enfim, é um serviço bem completo e que está disponível de segunda a sexta-feira a equipe toda unida e estamos conseguindo um bom trabalho, creio eu, junto à população de Pedro II.” Fala Dr. Francisco Thiago.

Sobre essa programação específica do Janeiro Branco, Dr. Francisco Thiago argumenta a sua essencialidade que trabalha a Saúde Mental como um todo, fazendo um chamamento a toda a população para que se vista de branco e vá aos locais de evento, dia 31/01:

“É isso aí! Convidar o pessoal a participar das atividades do CAPS [Centro de Atenção Psicossocial], o Janeiro Branco é para conscientizar a população a tomar cuidado com a Saúde Mental, cuidar da própria Saúde Mental, e das pessoas, dos familiares que apresentam algum sintoma, que não deixe essa questão da Saúde Mental para lá. O povo costuma tratar muito os problemas físicos e esquece de tratar ‘a cabeça’, e às vezes a cabeça adoece o corpo! Então, antes de tudo é necessário cuidar da Saúde Mental!”

Ele faz um verdadeiro elenco das doenças que podem ser evitadas: “Para que se tenha qualidade de vida, para que os fatores da psique, não influenciem doenças físicas: como diabetes, pressão alta, problemas de estômago, tudo isso pode ser afetado pela questão emocional – doenças autoimunes, psoríase, enfim... uma infinidade de doenças... doenças inflamatórias intestinais... tudo isso pode ser desencadeado por conta de problemas da cabeça.”

Sobre os sintomas a que devemos estar atentos, ele é pedagógico: “Então a pessoa que não consegue controlar seus impulsos de raiva ou então que apresenta uma tristeza frequente, angústia, sensações de ansiedade, mais esses problemas da psicose associados a alucinações e delírios, é necessário cuidar da mente! E o Janeiro Branco está aí para isso, para que todos nós cuidemos de nossa Saúde Mental.”

Dia 31 de Janeiro, às 16h (4 horas da tarde) haverá programação especial do Janeiro Branco nas Academias de Saúde da Praça do Cruzeiro e Praça da Vila Kolping (Vila Operária) em Pedro II. Vá e (e)leve seu alto-astral! 

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral