POSTADA EM: 01/02/2018 às 00h13    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
NASF realiza encontro multiprofissional de acompanhamento da obesidade em Pedro II
Objetivo é dar orientações em saúde ao grupo de obesos pesquisado junto ao órgão

Às 8h manhã do último dia 30 de janeiro, terça-feira, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF de Pedro II, realizou o encontro multiprofissional de acompanhamento da obesidade em Pedro II. O grupo de obesos pesquisado e orientado pelo órgão se reuniu na Academia de Saúde da praça Padre Raimundo José Vieira (Praça do Cruzeiro), no centro de Pedro II.

A equipe do NASF prestou a devida orientação e acompanhamento aos envolvidos, com palestras, apresentação multimídia com dicas e sugestões de melhoria no quadro nutricional e um belo café da manhã saudável para todos os presentes.

Como saber se a pessoa está acima do peso e cuidar da saúde com controle de peso

A forma mais simples e cientificamente comprovada de saber é através do cálculo do IMC - Índice de Massa Corporal. Em pessoas adultas, isto auxilia à pessoa saber se está abaixo do peso, com peso normal, sobrepeso ou obesidade. O cálculo é feito dividindo-se o peso em quilogramas da pessoa pela altura da pessoa em metros.

Outra forma usada nesse diagnóstico é a circunferência do abdômen, ou seja, o diâmetro da barriga (a medida da cintura, popularmente). Essa medida é a forma mais simples de se descobrir se há aumento ou acúmulo de gordura na região abdominal. Para saber essa medida, use uma fita métrica ao redor do abdômen, na altura do umbigo. Uma observação importante é que essa medida tem de ser feita com a respiração relaxada, ou seja, sem encolher a barriga. Essa medição é feita sem esticar nem apertar demais a fita métrica contra o corpo, mas apenas de forma a envolver a cintura, dada em centímetros.

Para mulheres, as medidas devem ir até 80 centímetros e os homens até 94 centímetros. Resultados acima disso representam sinal de atenção e risco, que deve ser acompanhado por um profissional ou equipe de saúde. Atividades físicas como caminhada (cooper), bicicleta (tradicional ou ergométrica), corrida, natação, e outros esportes como futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, etc. podem trazer enormes benefícios à saúde da população e evitar doenças ligadas a obesidade. O ideal é alcançar, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas semanais, segundo a recomendação da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO).

As pessoas podem procurar os grupos com profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF para tirar suas dúvidas e receber o acompanhamento multiprofissional adequado. O NASF fica na Rua Desembargador Hamilton Mourão, em frente à COESP de Pedro II. O horário de funcionamento é de 8h às 11h e de 14h às 17h, diariamente, de segunda a sexta.