POSTADA EM: 07/02/2018 às 11h24    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Município monta esquema de serviços para o Carnaval de Pedro II
Saúde, Assistência Social e Segurança estão reforçados ao evento

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atendendo ao pedido do prefeito Alvimar Martins, já preparou um cronograma de ações que serão desenvolvidas durante o período de Carnaval, entre os dias 10 e 13 de fevereiro em Pedro II. Os foliões irão contar com um estande que ficará montado nas proximidades da rádio Cruzeiro, ao lado da Praça Manoel Nogueira Lima (Praça da Bonelle), e os mesmos terão, à disposição, profissionais para atendimentos de primeiros socorros.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiana Galvão, profissionais da secretaria de Saúde estarão de plantão para os atendimentos de primeiros socorros e distribuição de preservativos durante a festa de momo. “A programação inclui diretamente a campanha educativa com a distribuição de preservativos, como também aferição da pressão arterial, medição da glicemia e outras orientações adequadas para o momento. Os enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão à disposição para atender as necessidades dos foliões”, ressaltou a secretária.

Ainda conforme a secretária, o Carnaval é um momento importante para desenvolver as ações de conscientização junto à população, principalmente no que diz respeito às doenças sexualmente transmissíveis – DSTs. “A secretaria municipal de Saúde de Pedro II, já está pronta para prestar toda a assistência à população durante o Carnaval 2018. Também contaremos com a ambulância do SAMU que estará à disposição para quaisquer eventualidades e contaremos ainda com a ação dos membros da Vigilância Sanitária com visitas e fiscalização nas barracas de comidas que estarão localizadas neste período de festa nas proximidades da Praça da Bonelle.”, finaliza a secretária.

Conforme a diretora do Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN), Meire Pacífico, a exemplo do que acontece todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, o Hospital Josefina Getirana estará com equipes de prontidão 24 horas, durante os quatro dias de Carnaval. “Todos os nossos profissionais estarão de prontidão para atender àquelas pessoas que venham a precisar dos nossos serviços, todos os setores do hospital estarão em pleno funcionamento”, reforça a diretora.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Pedro II, através do CREAS, estará realizando a campanha “Colabore com um Carnaval Livre de Violações”, que consiste em trabalhar a informação e a prevenção de todas as pessoas, principalmente dos foliões, no que se refere a cuidar das crianças, adolescentes e idosos. A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Maria Amélia Santos, disse que a finalidade da campanha é proteger as crianças, adolescentes e idosos. “A nossa equipe em parceria com os agentes do Conselho Tutelar também estará realizando visitas aos bares e praças onde estará acontecendo a festa carnavalesca com a finalidade de coibir a venda de bebidas alcóolicas para os menores entre outras ações que atendem a esse público”, disse Amélia.

Outra ação que acontecerá durante a festa de momo é o serviço de coleta de lixo, onde a Prefeitura manterá equipes de prontidão para recolher os lixos que serão deixados pelos foliões nas praças onde acontece a festa.

Com a finalidade de manter a ordem e a segurança durante o Carnaval, o município também trabalha em um esquema de segurança, que será desenvolvido de forma integrada entre a Guarda Municipal, com o apoio de seguranças contratados especialmente para esse evento carnavalesco em Pedro II.