POSTADA EM: 07/02/2018 às 11h33    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Prevenção a DSTs e vulnerabilidades da juventude são tema de palestras nas escolas
Em Pedro II, o Programa Saúde na Escola, NASF e Escolas Municipais participam

Um momento de educação sobre a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs, sobre a sexualidade e as diversas vulnerabilidades porque estão cotidianamente expostos os adolescentes e jovens foi organizado junto a algumas das principais escolas do município, mobilizando diretores(as) e corpo docente e discente, além de profissionais de Saúde, especialmente preparado para o tempo que antecede o Carnaval.

Conforme a psicóloga Maria Teresa Rodrigues, ao falar sobre a participação e preparação do projeto e os principais temas a frisar junto ao alunado e aos professores: “Esse tipo de campanha não é uma campanha nova, já acontece há alguns anos, mas eu acho que deve ir se transformando de acordo com as demandas da adolescência. Porque não adianta comparar os adolescentes de hoje com os adolescentes de 10 anos atrás! Tem que haver essa modificação, essa linguagem mais próxima deles, porque não adianta eu tentar impor uma verdade, que é proibido sexo ou uso disso ou aquilo, sendo que é uma necessidade básica: uma hora vai acontecer. Também uma proposta que a gente está no decorrer do ano a fazer é trazer os pais junto com os filhos nas escolas, junto com os profissionais, porque a educação ela acontece em conjunto: Saúde, Educação, família, alunos, enfim...”

A coordenadora do Programa Saúde na Escola da SEMED, Héstia Sampaio Carvalho, explicita como se dá a campanha sobre Sexualidade e Vulnerabilidade na Adolescência, com as palestras ao público adolescente e jovem, que visa aproximá-los desses temas de uma maneira contextualizada, que gere o debate social e familiar: “Esse ano foi buscado uma abordagem direcionada, a contemplar público entre 14 a 18 anos, porque fica uma explicação mais profunda, mais à vontade entre eles e o palestrante, nós procuramos fazer de forma dinâmica, organizada e por faixa etária. Então é uma forma de conscientização, de alerta, das consequências, para eles verem mesmo que aquele momento pode gerar consequências desagradáveis e para toda a vida não é?”

Ao todo, acontecerão 3 (três) dias de palestras, que começaram hoje (6/2) e seguem nos dias 7 e 8 de fevereiro, nas escolas: Monsenhor Lotário Weber, Milton Brandão, Inês Passos Galvão, Manoel Nogueira Lima, José Teixeira Santos, e abrangerão também o público da Educação de Jovens e Adultos, que é no caso das escolas Monsenhor Lotário Weber e Manoel Nogueira Lima.