POSTADA EM: 09/02/2018 às 12h52    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Carnaval: SMS realiza campanha educativa em Pedro II
Postos da Estratégia Saúde da Família (ESF) atuam pela Saúde nesse Carnaval

Desde o início do mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pedro II, através do ESF (Estratégia Saúde da Família) iniciou a campanha de Carnaval nos Postos de Saúde dos bairros com o seguinte tema, “Saúde na Comunidade – Divirta-se, mas Previna-se, vista essa camisa”. Durante as ações, os profissionais de saúde estão intensificando as orientações para o uso e distribuição do preservativo tanto o feminino, quanto o masculino. Eles são distribuídos gratuitamente em todos os Postos de Saúde e no Centro de Saúde Hortência Campelo.

A campanha de Carnaval visa chamar a atenção da população para o uso do método mais eficaz de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, sífilis e alguns tipos de hepatites, além de evitar a gravidez não planejada. Por isso, a secretaria de Saúde atendendo a uma orientação do prefeito municipal, Alvimar Martins, intensificaram as ações em grupos de atividades, nas salas de espera das unidades e até nas ruas em frente aos postos com a comunidade.
Esta ação social educativa está acontecendo com a realização de panfletagens, orientação à população sobre as DSTs e o uso regular do preservativo. Nesta ação também estão sendo realizados os testes rápido, vacinação contra o tétano, febre amarela e hepatite B.

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Saara Markia, que também é enfermeira, frisou que o uso do preservativo é o melhor método para prevenir as ISTs e HIV. “É muito importante que toda a população se atente e consequentemente se proteja, que não se exponha a situações de risco, porque as doenças sexualmente transmissíveis elas são transmitidas no momento da relação e todos podem evitar, então, aqueles que se exporem a essas situações devem procurar os postos de Saúde e buscar aconselhamento, orientações e adquirir os preservativos”, explicou.

Fonte: SEMCOM.