POSTADA EM: 05/09/2017 às 17h57    POSTADOR: Ascom
Campanha Setembro Amarelo debate suicídio em escolas de Pedro II
Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão recebeu equipes do NASF e PSF para discutir o assunto

Debater temas como como ansiedade, depressão, automutilação e suicídio. Esse foi objetivo da palestra realizada, nesta terça-feira (5), nas escolas do município. A atividade integra as mobilizações em alusão à Campanha Setembro Amarelo, que buscam conscientizar e alertar a sociedade, principalmente adolescentes e jovens, sobre a prevenção ao suicídio.

Uma das escolas visitadas foi a Unidade Escolar Tertuliano Solon Brandão, onde a psicóloga do NASF, Maria Teresa Oliveira, e a enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF Vila Kolping), Gislene Monteiro, levaram informações mais aprofundadas sobre os dados de suicídios no Brasil.

Para a coordenadora da escola, Maria Amélia Santos, discutir esse tipo de assunto vai além do conteúdo ministrado em sala de aula ao mobilizar estudantes e professores em torno do tema. “Não se resume só a conteúdos de sala de aula, mas sabemos que a aprendizagem dos nossos alunos também vem de fora.  É nosso papel orientar e educar os alunos, pois também é uma realidade bastante presente no município”, diz.

A estudante Samara Costa, que participou do momento de interação com a psicóloga Maria Teresa Oliveira, destaca como positiva a abordagem do assunto dentro de sala de aula. “Esse assunto é muito importante e, às vezes, não é falado. Foi uma palestra esclarecedora que nos fez compreender que atitude tomar nesses tipos de caso e até com nós mesmos quando precisamos de ajuda”, relata a estudante.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Pedro II, com o apoio da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família – NASF e Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social.