Crise hídrica em Pedro II: R$ 3 milhões em recursos empenhados para o município

Senador Ciro Nogueira alocou o recurso e presidente da FUNASA Rodrigo Dias será responsável pelo apoio direto à execução do projeto e das obras

Diante da situação de crise hídrica porque passa o município de Pedro II (PI), autoridades locais, estaduais e nacionais estiveram presentes na manhã de hoje (18), para visitar e conhecer de perto a região afetada, sendo que o senador Ciro Nogueira conseguiu liberar e alocar recursos no valor de R$ 3 (três) milhões para realização de obras de abastecimento – especialmente perfuração de poços – e através de entendimento com a Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, por meio de seu presidente nacional, Rodrigo Dias, esta entidade ficará responsável por supervisionar a execução do projeto e das obras.

Em sua fala, o presidente da FUNASA, Rodrigo Dias, anuncia que: “É uma notícia boa, nos estamos trazendo um investimento de R$ 3 (três) milhões, são recursos que já está assegurado para o município, para a questão do abastecimento da população rural de Pedro II. Em relação à solução definitiva do problema da água em Pedro II, a Fundação Nacional de Saúde já está trabalhando em buscar uma alternativa a isto junto do Governo Federal, junto ao senador Ciro Nogueira, que também está preocupado com essa situação. Então, estamos buscando uma solução que seja definitiva para o município.”

Rodrigo Dias complementa sobre o objetivo inicial da alocação desses recursos: “Essa primeira remessa de R$ 3 (três) milhões são para que a gente possa amenizar o problema da crise hídrica e iremos com certeza num curto espaço de tempo buscar uma solução definitiva para esse problema que vem afligindo toda a população do município e procurando uma solução definitiva para que possamos resolver de uma vez por todas a questão da água aqui no município de Pedro II.”

O senador Ciro Nogueira ao explicar sobre a utilização desses recursos que, por exemplo, em relação à utilização de parte dela na limpeza do Açude Joana, expressa que: “Depende da prefeitura e dos projetos que também têm que ser aprovados pela própria FUNASA. O recurso está aí! O que era mais importante que era isso já coloquei. Agora a prefeitura e a FUNASA vão fazer os estudos necessários de como ajudar a resolver essa crise hídrica na nossa cidade.”

Sobre o apoio recebido “Existe um prazo legal, mas o recurso já está empenhado, está à disposição, então agora é aprovar o projeto, ter o prazo para iniciar a obra o mais rapidamente possível. O presidente da FUNASA está aqui disposto a correr contra o tempo. A gente sabe que por ser um valor de R$ 3 (três) milhões tem que ter o processo de licitação, mas vamos correr contra o tempo.”

Acerca das medidas já tomadas e das que serão realizadas, o senador Ciro Nogueira esclarece à população o que tem sido feito: “Há algum tempo atrás, aloquei os recursos e foi cavado uma bateria de poços aqui, que estão sendo fundamentais para o abastecimento de água, empenhei R$ 3 (três) milhões junto à Defesa Civil e uma parte foi aqui em Pedro II. Naquela época me disseram que era suficiente, mas não foi. Então, estou colocando mais recursos, porque é preciso ter os órgãos de execução, da Defesa Civil, do Governo do Estado, da AGESPISA. Agora estou fazendo uma tentativa com a própria prefeitura, que não é nem papel da prefeitura estar procurando essa solução. Estamos aqui para ajudar, numa união de esforços, para resolver.”

O deputado estadual Wilson Brandão, também presente nesta reunião de lançamento da obra, afirmou o seguinte: “ Vejo com muita esperança que a gente possa buscar uma solução a curto prazo para o problema da nossa água. O senador Ciro Nogueira, que hoje eu considero o piauiense mais prestigiado em Brasília, com livre trânsito com o presidente Temer e com todos os ministros, não é à toa que traz aqui a Pedro II o presidente nacional da FUNASA.”

Relativamente ao apoio entre o Governo Federal, senador Ciro Nogueira e a prefeitura de Pedro II, com o prefeito Alvimar Martins, o deputado Wilson Brandão confia que será possível uma solução ao momento da crise hídrica, com a obra prevista:“Então acredito que esse recurso servirá para que o prefeito Alvimar possa buscar o projeto que seja o mais importante e o mais necessário para o momento, que é a solução imediata, solução a curto prazo. Eu acredito que o recurso está empenhado, que significa o quê: que o próximo passo é o da liberação do recurso, para que a gente possa em breve estar inaugurando alguma obra aqui para ajudar a remediar o problema da água de Pedro II.”

De acordo com o prefeito de Pedro II Alvimar Martins: “Essa solução definitiva será estar garantindo o abastecimento de água para a nossa cidade, além da preocupação com a zona rural de Pedro II, de trabalhar nesse sentido de também atendê-los. Vamos estar aí juntamente com a prefeitura para que a gente possa com o Governo Federal, com o Governo Estadual, para que a gente possa estar suprindo essas necessidades.”

O prefeito Alvimar Martins chega a questionar a demora de apoio do Governo do Estado, mas afirma que a prefeitura continuará a fazer a sua parte no tocante à crise hídrica: “Nós estamos vendo que a demora está sendo muito grande, por causa da ação do Governo do Estado, que não tem mostrado ainda essa ação, em uma questão tão fácil de fazer – isso de modo emergencial. Mas, graças a Deus, estamos aqui com o presidente da FUNASA, Rodrigo Dias, deputado federal Paes Landim, senador Ciro Nogueira, deputado estadual Wilson Brandão, para que a gente possa junto com a prefeitura municipal montar uma solução para o problema. Acredito que a população pode se tranquilizar, pois em nenhum momento a prefeitura vai parar de fazer essa cobrança, de também ter a ação na prática já aí. Enfim, uma cidade turística como Pedro II precisa estar aí, nessas ações.”

SEMCOM - PEDRO II