Várias modalidades têm atletas competindo nos Jogos Olímpicos Pedrossegundenses – JOPS

O espírito olímpico e a competitividade foram a marca da competição

A equipe do site oficial do município de Pedro II foi até os ginásios e quadras desportivas, ouviu atletas e praticantes em diversas categorias, para saber o que eles acham da realização dos Jogos Olímpicos Pedrossegundenses - os JOPS.

Para o atleta do time de basquete Búfalos, Felipe Bezerra, se preparar e se apresentar diante de um grande público no ginásio é uma experiência enriquecedora para a equipe: “Eu gostaria de agradecer à secretaria de Educação e de Esporte também, por estar ajudando nossa modalidade a crescer na cidade. Já temos a nossa equipe há mais de dois anos e meio, só que é a primeira vez que a gente vai jogar para um público grande dentro da nossa cidade.”

Já o atleta Erick Caíque, que pratica futsal, o nível alto de competitividade proposto pelos JOPS e a extensa quantidade de equipes são fatores importantes pois: “A competitividade das torcidas aqui nos JOPS é muito grande, por causa da natural rivalidade. Foi uma jornada muito grande para a gente estar aqui agora e foi muita dedicação, muito treino, para a gente estar nessa final agora.”

Por seu turno, o atleta Mauro Morais, que é desporto do vôlei, ao participar de uma competição grandiosa como essa que envolve tantas equipes, de praticamente todas as escolas do município, assim se manifesta: “Para mim é um prazer! Nós chegamos até aqui suando muito, lutando, a gente só consegue se for assim: lutando.” Sobre o empenho dos educadores envolvidos nos JOPS com seus alunos, Mauro é enfático ao dizer que: “Foi ótimo! Excelentes professores, nos treinaram muito bem.”

As atletas do time de handebol da Unidade Escolar Manoel Nogueira Lima, que falaram em conjunto após a vitória no ginásio Monsenhor Lotário Webber, deram uma aula de superação e também deixaram sua mensagem: “Apesar de que no primeiro tempo nós ficamos muito preocupadas em perder, porque elas [do outro time] estavam fazendo gols em seguida, mas a gente ganhou, ainda bem: 8 x 2!”

Sobre a participação, a união e a amizade das integrantes da equipe, elas também falaram e bem: “O mais importante foi a gente ter jogado com força e vontade para poder ganhar e a gente ganhou. Nunca desistir, jamais! Porque as pessoas vão jogar e assim: são uns grandes e uns pequenos, não importa o tamanho da pessoa; o que importa é saber jogar e nunca desistir de jogar só porque o outro time é mais alto, talvez pessoas mais fortes, a gente faz o que pode, então, nunca desistir!”

Na área da modalidade capoeira, quem falou conosco sobre a competição nos JOPS foi o Professor Emídio: “São 9 (nove) categorias ao todo, tanto no masculino quanto no feminino. Esses atletas passaram por um período de preparação e voltaram a treinar para participar dos JOPS e defender a sua escola, levar esse título para sua escola também. Nessa fase classificatória foram 25 inscritos a participar dessa competição, de cada categoria saíram 4 (quatro) atletas e apenas 2 (dois) seguem para a final, como campeão e vice-campeão.”

Para finalizar, o Professor Emídio fala sobre o desenvolvimento e a evolução desses atletas: “Para mim foi até uma surpresa, porque a gente apesar de trabalhar dando aula de capoeira aqui em Pedro II, a gente não tem aquela prática da capoeira nas escolas dentro do dia a dia, em aula de Educação Física. E os professores de Educação Física eles não praticam capoeira. E aí a gente imaginou que seria um pouco complexo. Mas para nós foi uma surpresa porque os alunos praticantes de capoeira motivaram seus professores a se inscrever nos JOPS e aqui eles estão demonstrando toda sua habilidade, tudo o que eles aprenderam na capoeira procurando sempre inovar. Alguns atletas que estão competindo aqui já foram campeões em nível estadual e até regional.”

SEMCOM - PEDRO II