OPALA

Projeto do APL da Opala de Pedro II conquista 2º lugar nacional em Prêmio de Melhores Práticas

O projeto "Ações Tecnológicas e Sustentáveis para o Desenvolvimento Socioeconômico das Atividades do Arranjo Produtivo Local da Opala do Piauí," desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala de Pedro II, conquistou o 2º lugar nacional no Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2023. A honraria objetiva reconhecer as melhores experiências implementadas na área da cadeia produtiva do setor mineral, abrangendo as etapas de pesquisa, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.

A cerimônia de divulgação do resultado e entrega do prêmio ocorreu no XVI Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (CT Rede APL mineral), simultaneamente ao XIX Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral.

Na cerimônia de premiação, o Dr. Erico Rodrigues Gomes, responsável pelo projeto, esteve ao lado de Dr. Francisco Holanda Vidal, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), um parceiro crucial do projeto e uma referência mundial no setor mineral. A Dra. Ligia Gonzaga, diretora do CT Mineral do IFRN, teve a honra de entregar a premiação, destacando a excelência do projeto.

“Estamos orgulhosos de nosso APL da Opala e da conquista do 2º lugar nacional. Isso reforça nosso compromisso com práticas sustentáveis e tecnológicas", disse o Dr. Erico Rodrigues Gomes, enfatizando o orgulho pelo reconhecimento do projeto em âmbito nacional.

A iniciativa, intitulada “Ações Tecnológicas e Sustentáveis para o Desenvolvimento Socioeconômico das Atividades do Arranjo Produtivo Local da Opala do Piauí”, foi idealizada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) da Opala de Pedro II, em parceria com CETEM, DNPM (atual Agência Mineral de Mineração), CPRM (Serviço Geológico do Brasil), SEBRAE e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado do Piauí. O projeto teve duração de 8 anos (2006 a 2014) e abrangeu os municípios de Pedro II e Buriti dos Montes, no Piauí, almejando viabilizar um programa setorial integrado para aumentar a produção e consolidar a cadeia produtiva da pedra preciosa, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Em 2023, foi aprovado um novo projeto nesse APL, coordenado pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI), com foco na revitalização das atividades de mineração da opala e na operacionalização do Centro de Tecnologia de Artefatos Minerais (CETAM).