SEMAG

Secretaria Municipal de Agricultura fortalece o desenvolvimento rural em Pedro II

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), visa promover o desenvolvimento sustentável dos agricultores e agricultoras familiares, bem como dos produtores rurais do município.

Dentre os serviços ofertados pela Semag, destaca-se a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que possibilita o acesso a diversos programas governamentais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A prestação de assistência técnica e extensão rural é uma ferramenta essencial para orientar os produtores nas melhores práticas agrícolas.

A Semag também desempenha um papel central na inscrição dos agricultores no programa Seguro Garantia Safra (SGS), proporcionando segurança em casos de perda de safra.

Além disso, a Secretaria realiza trabalhos de preparação inicial das terras, como aração e gradagem do solo, contribuindo para a eficiência das atividades agrícolas.

No âmbito da distribuição de insumos, a Secretaria promove a entrega de sementes, mudas de plantas e alevinos, impulsionando a produção local.

O apoio à comercialização dos produtos da agricultura e pecuária é evidenciado pela organização de feiras e exposições, bem como pelo incentivo ao acesso a programas de compra direta, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Ao fortalecer a agricultura familiar, a Semag não apenas impulsiona a economia rural, mas também contribui para a segurança alimentar do município. A busca constante por melhorias e o compromisso com o desenvolvimento sustentável são marcas da atuação da Secretaria Municipal de Agricultura de Pedro II.