Home    |    Notícias    |    Saúde

VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA

Prefeitura de Pedro II realiza Campanha de Vacinação Antirrábica para proteger animais de estimação

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, entre os dias 14 e 20 de dezembro, a Campanha de Vacinação Antirrábica em todo o município. A ação, conduzida pelo Setor de Endemias, teve como objetivo imunizar e proteger animais de estimação contra a raiva, uma doença considerada controlada, mas que ainda representa uma ameaça séria tanto para os donos de pets quanto para as autoridades de saúde.

A Vacinação Antirrábica em Pedro II alcançou todas as comunidades da zona rural e urbana. O Dia D, realizado no sábado (20), visou facilitar o acesso dos proprietários de animais de estimação, distribuindo pontos de vacinação em diversos bairros e na região central da cidade.

Rubens Galvão, coordenador municipal de Endemias, ressalta o êxito da campanha. "Realizamos um trabalho exitoso, cobrindo todo o município de Pedro II. Nossos agentes, com determinação, atuaram em todas as comunidades e na cidade. A vacinação de cães e gatos foi positiva, mas para aqueles que por algum motivo não puderam levar seus pets, estamos disponíveis no Setor de Endemias", afirmou.

A raiva, transmitida pela saliva de animais contaminados, especialmente por mordidas de gatos e cães, é uma doença grave, cujos sintomas podem surgir até dois meses após a exposição ao vírus. A preocupação com a propagação da raiva motiva campanhas anuais de vacinação em estados e municípios do país todo.

Mais de Saúde