Home    |    Notícias    |    Educação

PSE

Pedro II fortalece a integração entre saúde e educação com o Programa Saúde na Escola

Por meio das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação (Semed), a Prefeitura de Pedro II tem reforçado o compromisso com a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede pública através do Programa Saúde na Escola (PSE) neste mês de março. O programa representa uma colaboração estratégica entre as unidades de saúde Estratégia Saúde da Família (ESFs) e as Escolas Municipais, envolvendo profissionais de ambas as áreas em uma série de iniciativas educativas e preventivas.

Com o objetivo de promover uma integração contínua entre os setores de educação e saúde, o PSE tem como foco a melhoria da qualidade de vida dos alunos, além de contribuir significativamente para a sua formação integral. As atividades do programa incluem a promoção da saúde, ações preventivas e cuidados específicos, visando superar as vulnerabilidades que afetam o desenvolvimento completo das crianças e jovens.

As ações do PSE são diversificadas e incluem palestras educativas sobre temas vitais como o combate ao trio de arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), medidas de prevenção contra a Covid-19, conscientização sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações sobre nutrição e alimentação saudável. Além disso, o programa oferece atividades práticas como testes de Snellen para avaliação da saúde visual, campanhas de atualização vacinal, cuidados com a saúde bucal, medições antropométricas, estratégias de prevenção de acidentes e aulas teóricas e práticas de primeiros socorros.

Dando ênfase no papel das famílias nas iniciativas do programa, a secretária municipal da Saúde, Tatiana Galvão, ressalta a importância do programa para a vida dos estudantes pedrossegundenses. “O PSE em Pedro II busca não apenas a melhoria na qualidade de vida dos estudantes, mas também envolve suas famílias, criando uma comunidade mais consciente e preparada para lidar com questões de saúde. Através dessas iniciativas, o município demonstra seu compromisso com a saúde integral de sua população estudantil, preparando-os não só para os desafios acadêmicos, mas também para uma vida saudável e produtiva”, destaca.

Mais de Educação