RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

Capacitação a profissionais de Saúde é realizada em Pedro II

Eventos acontecem simultaneamente para atender a todos os profissionais da SMS

Compartilhar

 

“Saúde com qualidade se faz com conhecimento”. Com esse lema, a Prefeitura Municipal de Pedro II, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove o curso de Capacitação em Recursos Humanos, atendendo a cerca de 150 profissionais diretamente envolvidos com a prestação de serviços de saúde pela SMS.

De acordo com a enfermeira Mitchelle Calomine, responsável pela qualificação no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta (HMJGN), ao participar dessa capacitação: “Ganha o profissional, ganha o município e ganha a população de modo geral. E essas capacitações são educações permanentes, visam o aperfeiçoamento e a melhora do serviço, diariamente, no âmbito da Saúde do município. Buscamos melhorar e enfatizar os quesitos que podem ser melhorados e aperfeiçoados a todos os profissionais. Com as capacitações vamos aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais.”

No Hospital foram participantes da capacitação pessoal da copa cozinha – parte da alimentação, manipulação de alimentos, distribuição e dispensação de alimentos – , também na parte da esterilização, – que envolve toda a equipe de enfermagem, enfermeiros e técnicos de enfermagem – . No quesito de equipamentos, instrumentos, centro cirúrgico, centro obstétrico, suturas, pequenas cirurgias, materiais como devem ser armazenados, lavados, esterilizados e dispensados para todo o Hospital.

Cecília Vanessa, psicóloga ministrante de uma das outras etapas do curso, explica como o curso promoverá melhorias no atendimento em saúde prestado pelo município: “A capacitação tem como objetivo fazer um momento dinâmico com os profissionais. Trabalhar tanto o lado introspectivo, interno deles, mas também trabalhar o lado externo, ou seja, trabalhar relações entre cada profissional, ver como esse profissional está trabalhando com relação ao público, como ele se comporta perante os atendimentos à população”

Tatiana Galvão, secretária de saúde, explica como essas capacitações agregam para a saúde do município: “Essa capacitação, com ela estamos trabalhando com todos os setores da saúde, desde os agentes de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentistas, médicos, enfim, tudo quanto tem de moderno, de atual e de eficaz no momento. Com o apoio do prefeito Alvimar Martins, estamos trazendo isto para essa capacitação. Temos como intenção trabalhar em cima da humanização do atendimento, para que assim nossa população sinta as melhorias, que estamos sempre buscando”.

Os eventos dessa semana acontecem nos turnos manhã (das 8h às 12h) e tarde (das 14h às 18h), no auditório do SINTE Pedro II e auditório Padre Norberto.

 Fonte: SEMCOM PEDRO II.

(Fotos: João Paulo Mourão).

SEMCOM - PEDRO II

Mais de Geral