POSTADA EM: 12/01/2018 às 13h59    POSTADOR: SEMCOM - PEDRO II
Janeiro Roxo: campanha contra a Hanseníase tem início em Pedro II
Combate e tratamento serão realizados pelas ESFs do município

A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pelo bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como as mãos, os pés e os olhos, mas também pode afetar o rosto, as orelhas, as nádegas, os braços, as pernas e as costas.

A doença tem cura, porém exige tratamento prolongado para não desencadear problemas ao paciente ou a transmissão da bactéria (Mycobacterium leprae) para indivíduos de convívio próximo. Dentre os principais objetivos da campanha Janeiro Roxo, estão a prestação de orientações sobre a patologia da doença; prevenir e diagnosticar precocemente; proceder ao manejo clínico do paciente; além de melhorar a qualidade de busca ativa de sintomáticos.

A programação da campanha Janeiro Roxo em Pedro II contará com treinamento com os enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem do município, dia 18 de janeiro de 2018, das 8:00h às 12:00h, na Câmara Municipal de Vereadores, tendo como ministrante a Dermatologista Dra. Evandra Nogueira; também haverá mutirão de busca ativa de sintomáticos, isto é, trabalho de campo para localizar pessoas com a doença; serão empreendidas atividades educativas; haverá divulgação em mídias; bem como ainda reuniões educativas com as equipes das unidades de saúde Estratégia Saúde da Família - ESFs.

A campanha Janeiro Roxo se estende ao longo do mês, sendo que o dia D dessa campanha em Pedro II será no dia 18, sendo que mundialmente é programado em 31 de janeiro, nas unidades de Saúde.