Home    |    Notícias    |    Festival de Inverno

FESTIVAL DE INVERNO

Empreendedores do setor gastronômico de Pedro II recebem capacitação

Sebrae realiza capacitações com os empreendedores para o 17º Festival de Inverno de Pedro II

Pedro II é um município conhecido pelo forte potencial turístico em cachoeiras, trilhas, museus e a famosa opala. Para contemplar todas essas atrações, a Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria de Turismo, junto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí, realiza um curso de capacitação e qualificação na área da gastronomia, que acontece entre os dias 16 e 17 de maio. O público-alvo são os donos de restaurantes, entre outros empresários do ramo. A ideia é prepará-los para a 17ª edição do Festival de Inverno de Pedro II.

A prefeita Betinha Brandão esteve presente, deu as boas vindas a todos e destacou o evento como sendo uma importante qualificação para aqueles que, através da gastronomia, atendem aos turistas. “Sejam bem-vindos, desejo uma rica capacitação para todos, aproveitem este momento com o Chef Bezelga, na certeza que fortalecemos ainda mais este setor gastronômico no nosso município e durante o Festival de Inverno. Não só os turistas, mas também nós, pedrossegundenses, visitaremos cada um de vocês e degustaremos da melhor gastronomia”, revela.

A capacitação acontece no Centro de Gastronomia do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Pedro II e está sendo conduzida pelo professor de gastronomia, Chef Manoel Bezelga, que é gastrônomo e especializado em cozinha francesa e mediterrânea. “Quando fomos escolhidos para conduzir esta capacitação aqui em Pedro II e por já conhecer essa região, procurei organizar apenas insumos que são encontrados aqui. Não foi trazido nada de fora e estaremos colaborando com eles no quesito de incluir no cardápio outros acompanhamentos extraídos desses mesmos produtos utilizados no dia a dia aqui em Pedro II”, considera.

A professora Eva Ferreira destaca a importância deste momento de capacitação. “Estes cursos e consultorias para estes empreendedores têm como objetivo preparar a cidade para o evento, sabemos que o interesse dos turistas por Pedro II cresceu ainda mais e hoje temos aqui empreendedores não só da zona urbana, mas também da zona rural”.

Pedro Macêdo, secretário municipal de Turismo de Pedro II, frisa que esta capacitação é um dos principais e importantes momentos deste período que antecede o Festival de Inverno. “Estamos concluindo mais uma etapa de preparação e capacitação para o nosso Festival de Inverno, dessa vez no setor da gastronomia, pois temos um município que também tem um potencial gigantesco nessa área”..

A empreendedora do setor de gastronomia, a Tia Marta, participou do curso e destaca que “as capacitações são formas de se qualificar e de aprender cada vez mais a melhorar o cardápio a ser oferecido aos clientes e todo o aprendizado será colocado em prática durante o Festival de Inverno e em todas as outras ocasiões necessárias”, finaliza a empreendedora.

Mais de Festival de Inverno