RSS
  Whatsapp
Home    |    Notícias    |    Geral

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Prefeitura de Pedro II apresenta o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social do município em audiência pública

Compartilhar

 

A Prefeitura de Pedro II, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, realizou uma audiência pública, nesta quinta-feira (18), para apresentar o Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O evento, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, reuniu autoridades, representantes da sociedade civil e especialistas para discutir estratégias e metas para os próximos dez anos no município.

A abertura oficial contou com a composição da mesa de honra, e em seguida, as discussões sobre o plano foram iniciadas. O secretário municipal de Administração, Samuel Silva, expressou a satisfação com o lançamento do Plano. “Pedro II é uma terra ordeira, que recebe muito bem seus cidadãos e visitantes. Esse plano trará artifícios e instrumentos que garantirão a paz social necessária. A sociedade hoje tem um viés de desejo por segurança”, afirmou o secretário.

Osmarina Teixeira, vereadora de Pedro II, também ressaltou a importância do momento, enfatizando que o Plano visa melhorar a sociedade como um todo ao longo dos próximos 10 anos, com revisões a cada 2 anos. “A gestora municipal e a Câmara Municipal de Vereadores têm essa preocupação, sabendo que teremos que buscar parcerias em nível estadual e federal. Este é o primeiro passo e o mais importante neste momento”, disse.

Diego Ramires, cabo que esteve representando a 12ª Companhia de Polícia Militar de Pedro II, reforçou a união de todos os envolvidos no Plano. “Nós estamos aqui para contribuir com a execução do Plano. Hoje, cerca de 80% a 90% do efetivo dos policiais é natural da região de Pedro II”, afirmou.

Osmar Getirana, ouvidor municipal e presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, relembrou o início dos trabalhos práticos do projeto em 2017. “Estivemos visitando bairros e comunidades, realizando audiências públicas com o então vereador Samuel Silva. O Conselho Municipal de Segurança Pública e as Forças Integradas de Segurança Pública foram criados, e com o Projeto Fala Pedro II, ouvimos e reunimos demandas das comunidades, consolidando dados estatísticos para o intuito de constituir uma Secretaria Municipal de Segurança Pública. O início do sistema de videomonitoramento já está em implantação no município, e acreditamos que em maio estará concluído, a tempo do Festival de Inverno de Pedro II deste ano de 2024”, explicou Osmar.

A audiência também abordou a visão geral da segurança pública no município, incluindo questões de prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária. Todas as entidades, instituições, órgãos e grupos municipais do Poder Público, entidades sociais e filantrópicas, organizações de classe e a sociedade em geral foram convidados a somar esforços para fortalecer as ações do Plano. Após o debate, o Plano será encaminhado à Câmara Municipal de Vereadores para o trâmite legislativo e efetivação dentro da legislação municipal.
 

Mais de Geral