Prefeitura conclui estrada do assentamento Salobro

Instalado no ano de 2006, o assentamento Salobro, distante cerca de 10 km da sede do município, ainda carecia de algumas ações básicas por parte do poder público, entre elas o piçarramento de um trecho de 4,5 km da estrada que dá acesso à BR 404.

Em visita ao assentamento, em abril do ano passado, a prefeita Neuma Café ouviu reivindicações dos assentados, sendo a melhoria da estrada a principal delas. Sensibilizada, ordenou ao setor responsável que priorizasse o pleito daquelas famílias, fato que foi atendido em um razoável espaço de tempo. Passados 10 meses, o sonho transformou-se em realidade: a obra foi concluída.

No assentamento residem vinte famílias, que vivem praticamente da agricultura de subsistência. As péssimas condições de acesso ao local vinham desmotivando os assentados. "O sofrimento não era pouco, principalmente no período do verão, quando aumentava a areia. Nem de moto a gente conseguia entrar aqui", conta o senhor José Portela, um dos assentados.

Para a senhora Maria José da Silva, quando uma pessoa adoecia no assentamento a dificuldade era grande. "Aqui era difícil, principalmente quando uma pessoa adoecia, porque a gente tinha que transportar em uma rede até a estrada para levar para o hospital", disse.

PROMESSAS

Seu José de Arimateia e sua esposa, Dona Francisca Maria, revelam que tinham perdido a esperança de ver aquela estrada piçarrada. " Agente sonhava muito com o melhoramento dessa estrada. Mas era tanta promessa que nem acreditávamos mais. Teve gente aqui que duvidou, mas agora é uma realidade", enfatizam.

Com o assentamento Salobro, a gestão Neuma Café já contabiliza dezenas de localidades rurais que foram e/ou estão sendo beneficiadas com obras de infraestrutura nas estradas vicinais. Nos próximos dias as máquinas deverão retornar ao povoado Terras Pretas, onde será concluída a obra de piçarramento inciada no ano passado.

Fonte: Secretaria de Comunicação
Fotos: Ednardo Pinto